Conectar, incluir, facilitar. Para exercer com ainda mais força esses três verbos, o Sicoob se tornou a primeira instituição financeira cooperativa integrada ao gov.br. Isso significa, na prática, que serviços digitais como Meu INSS, Carteira Digital de Trânsito, Carteira de Trabalho Digital, saque de Abono Salarial e Seguro-Desemprego podem ser acessados com a mesma senha utilizada em sua Conta Corrente.
"Hoje, há mais de 4,1 mil opções no portal gov.br e 66% delas são digitais. Utilizando as credenciais do Sicoob, além de não precisar criar uma nova senha e memorizá-la, os cooperados evitam deslocamentos a órgãos públicos e passam a contar com soluções na palma da mão", diz o diretor executivo de Tecnologia da Informação do Sistema, Antônio Vilaça Júnior. E completa: "Dentro da iniciativa estratégica de open banking, buscamos soluções que simplifiquem o cotidiano de nossos cooperados, como estimular o uso de canais digitais - ainda mais em tempos de Pandemia. Oferecer ferramentas cada vez mais completas e fáceis de serem utilizadas está no nosso DNA”.
É importante lembrar que todo o processo conta com rigorosos padrões de segurança e será utilizado apenas pelos cooperados que desejarem contar com ele - ou seja, somente depois de consentimento que pode ser revogado via aplicativo Sicoob quando quiser. Além disso, via integração o Governo tem acesso apenas ao nome completo, CPF, telefone e e-mail do usuário.
Ao acessar sites ou aplicativos governamentais com autenticação integrada, o cooperado será direcionado a uma tela onde se lê ‘Bancos Credenciados’. O Sicoob entre essas instituições e, assim que acionado, apresentará ao usuário um ambiente de Login. Logo depois, uma mensagem será emitida no App Sicoob com um código de confirmação e um botão de autorização.
No primeiro acesso será pedido ao cooperado que aprove o compartilhamento dessas informações e haverá orientação, também, sobre como revogá-lo. Feito isso, ele será direcionado ao serviço que deseja acessar.