logo
Cooperativismo
     

12/03/2021
Cooperados agora podem acessar serviços do Governo com senha da Conta Corrente

Novidade pioneira no cooperativismo é resultado de integração do Sistema ao gov.br

Conectar, incluir, facilitar. Para exercer com ainda mais força esses três verbos, o Sicoob se tornou a primeira instituição financeira cooperativa integrada ao gov.br. Isso significa, na prática, que serviços digitais como Meu INSSCarteira Digital de Trânsito, Carteira de Trabalho Digital, saque de Abono Salarial e Seguro-Desemprego podem ser acessados com a mesma senha utilizada em sua Conta Corrente. 

"Hoje, há mais de 4,1 mil opções no portal gov.br e 66% delas são digitais. Utilizando as credenciais do Sicoob, além de não precisar criar uma nova senha e memorizá-la, os cooperados evitam deslocamentos a órgãos públicos e passam a contar com soluções na palma da mão", diz o diretor executivo de Tecnologia da Informação do Sistema, Antônio Vilaça Júnior. E completa: "Dentro da iniciativa estratégica de open banking, buscamos soluções que simplifiquem o cotidiano de nossos cooperados, como estimular o uso de canais digitais - ainda mais em tempos de Pandemia. Oferecer ferramentas cada vez mais completas e fáceis de serem utilizadas está no nosso DNA”.

É importante lembrar que todo o processo conta com rigorosos padrões de segurança e será utilizado apenas pelos cooperados que desejarem contar com ele - ou seja, somente depois de consentimento que pode ser revogado via aplicativo Sicoob quando quiser. Além disso, via integração o Governo tem acesso apenas ao nome completo, CPF, telefone e e-mail do usuário. 

 

Como funciona

Ao acessar sites ou aplicativos governamentais com autenticação integrada, o cooperado será direcionado a uma tela onde se lê ‘Bancos Credenciados’. O Sicoob entre essas instituições e, assim que acionado, apresentará ao usuário um ambiente de Login. Logo depois, uma mensagem será emitida no App Sicoob com um código de confirmação e um botão de autorização. 

No primeiro acesso será pedido ao cooperado que aprove o compartilhamento dessas informações e haverá orientação, também, sobre como revogá-lo. Feito isso, ele será direcionado ao serviço que deseja acessar. 

WhatsApp Email LinkedIn Google+

Links Úteis

Atendimento

Redes Sociais

Central de Atendimento Sicoobcard

Dúvidas, roubo ou perda do cartão

  • 4007 1256* Capitais e regiões metropolitanas

    * Caso a localidade não possua o serviço 4000 ou 4007 é necessário informar o número da operadora mais o DDD 61: (0 xx 61 4007 1256).

  • 0800 702 0756 Demais localidades

  • (55 61) 3030 6767 Exterior a cobrar De segunda a sexta, das 08h às 20h

Ouvidoria Sicoob

Reclamações, elogios e sugestões

Deficientes auditivos ou de fala

  • 0800 940 0458 De segunda a sexta

Central de Atendimento Sicoob

* Dúvidas relacionadas ao uso dos canais de autoatendimento

  • 4000 1111* Capitais e regiões metropolitanas

    * Caso a localidade não possua o serviço 4000 ou 4007 é necessário informar o número da operadora mais o DDD 61: (0 xx 61 4007 1256).

  • 0800 642 0000 Demais localidades Atendimento 24 horas