Você faz parte do maior sistema cooperativista de crédito do país e da terceira maior rede de atendimento de todo o mercado financeiro no Brasil. As informações são do Banco Central (BC) e se baseiam na marca de 3.480 locais ativos para recepção e prestação de serviços a 5 milhões de cooperados de Norte a Sul.
Só em 2020 foram inauguradas 197 novas agências em um movimento importante que consolidou nosso sistema como o único presente em 307 municípios brasileiros. Isto é: antes da chegada de uma agência do Sicoob, essas comunidades não contavam com serviços financeiros. Os bancos tradicionais, por outro lado, seguiram caminho inverso. Também segundo o BC, enquanto nossa rede teve expansão de 6% mapa afora, os demais players recuaram suas áreas de atuação em 24% na comparação com 2019.
Essas conquistas, no entanto, não significaram ignorar a importância de estruturas tecnológicas, incluindo plataformas totalmente virtuais para adesão a produtos e serviços. De acordo com Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, “o atendimento físico e o digital devem caminhar lado a lado para que se cumpra efetivamente o propósito cooperativo de promover Justiça Financeira e prosperidade. Tudo isso com ampla inclusão e sem o viés do lucro”. Além disso, ele aponta que “ao facultar a escolha do canal de relacionamento o sistema vai ao encontro do usuário, respeitando a preferência dos atuais e futuros cooperados, donos do empreendimento cooperativo. Ao mesmo tempo, honra com o seu compromisso de engajamento territorial, nos termos do sétimo princípio cooperativista (interesse pela comunidade), o que inclui a preservação e a geração de milhares empregos”.
O Sicoob Credivertentes faz parte desse fenômeno e defende os mesmos princípios há 35 anos. Hoje, a instituição financeira conta com 20 agências físicas e uma digital, somando 28 mil cooperados na região e na capital mineira, Belo Horizonte.