logo
Credivertentes
     

18/06/2020
Sicoob Credivertentes realiza primeira Assembleia Geral totalmente online

Para transmissão ao vivo, conectando delegados de toda a região, cooperativa utilizou o Moob, plataforma digital lançada pelo Sicoob Confederação no início deste ano

“O futuro da cooperativa nas mãos dos associados”. Nesta quarta-feira, 17, a frase que norteia todas as realizações democráticas do Sicoob Credivertentes ganhou sentido literal. Isso porque, durante a tarde, delegados da instituição participaram de sua primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) totalmente online. No evento, com transmissão em vídeo ao vivo, os representantes dos mais de 24 mil associados da casa também votaram quatro pautas eletronicamente. Uma maneira inovadora e tecnológica de respeitar o distanciamento social provocado pela Pandemia do novo Coronavírus e, ao mesmo tempo, seguir primando por transparência e diálogo.

O momento histórico teve como suporte o Moob, aplicativo do Sicoob que criou ambientes de interação entre sistema e seus públicos em todo o país. 

Para realizar a videoconferência, um estúdio foi montado pela Credi em seu Centro Administrativo, localizado em São Tiago, respeitando orientações de autoridades sanitárias no combate à COVID-19.

 

Atenção e cuidado

Todos esses detalhes foram notados pelo delegado Silas Freitas, que acompanhou a Assembleia Geral em Dores de Campos, a 90km da sede. 

Opinião semelhante teve o gerente da Credi em Nazareno, Everton David. “O cenário atual trouxe muitos desafios pra nós. E um deles foi manter a participação coletiva em nossos processos decisórios. O aplicativo se tornou, então, uma ferramenta importante e será essencial no nosso propósito de manter o respeito às opiniões e à transparência perante nossos associados”.

 

Preparo

Antes do evento assistido em mais de 20 comunidades do Campo das Vertentes e na capital mineira, Belo Horizonte, a cooperativa organizou ações de inclusão e testes. “Desde maio, nossas equipes vinham orientando os delegados de cada município e distrito com relação à instalação e ao uso do Moob. Depois, realizamos uma série de testes com mini-transmissões tanto para ajustar detalhes quanto para ensinar, na prática, sobre momentos essenciais, como as votações. Guias digitais e impressos também foram enviados para auxiliar”, lembra a supervisora de Comunicação e Marketing da Credi, Elisa Coelho.
 

Futuro

O diretor executivo-financeiro da cooperativa, Luiz Henrique Garcia, ressaltou a capacidade de adaptação do cooperativismo e do Sicoob em tempo hábil. “Nós realmente gostaríamos de ter visitado cada localidade em que estamos, ter ouvido nossos associados pessoalmente. Mas fomos pegos de surpresa com tudo o que está acontecendo e precisamos reagir. O sistema teve respostas rápidas e nossa cooperativa também, contando sempre com o apoio de quem faz parte dela, dos verdadeiros donos delas – os associados. Estamos felizes com o resultado de algo tão novo que funcionou tão positivamente. Mas esperamos que no próximo ano possamos nos encontrar bem, tendo superado este momento incerto”, frisou.

O aplicativo

O sistema, disponível para aparelhos Android e iOS, é solução digital para que os mais de 4,5 milhões de cooperados do Sicoob em todo o país tenham acesso direto a informações e facilidades de suas singulares. Algo que inclui ambientes exclusivos como Minha Cooperativa, Comunidade de Negócios e Feed de Notícias.

Devido à Pandemia, porém, o Moob foi transformado e ganhou uma função de transmissões ao vivo. O uso dela foi regulamentado pela Instrução Normativa nº79, publicada no Diário Oficial da União em abril.

Vale lembrar que a plataforma, aliás, venceu o prêmio Relatório Bancário em dezembro de 2019 na categoria Transformação Digital.

WhatsApp Email LinkedIn Google+

Links Úteis

Atendimento

Redes Sociais

Central de Atendimento Sicoobcard

Dúvidas, roubo ou perda do cartão

  • 4007 1256* Capitais e regiões metropolitanas

    * Caso a localidade não possua o serviço 4000 ou 4007 é necessário informar o número da operadora mais o DDD 61: (0 xx 61 4007 1256).

  • 0800 702 0756 Demais localidades

  • (55 61) 3030 6767 Exterior a cobrar De segunda a sexta, das 08h às 20h

Ouvidoria Sicoob

Reclamações, elogios e sugestões

Deficientes auditivos ou de fala

  • 0800 940 0458 De segunda a sexta

Central de Atendimento Sicoob

* Dúvidas relacionadas ao uso dos canais de autoatendimento

  • 4000 1111* Capitais e regiões metropolitanas

    * Caso a localidade não possua o serviço 4000 ou 4007 é necessário informar o número da operadora mais o DDD 61: (0 xx 61 4007 1256).

  • 0800 642 0000 Demais localidades Atendimento 24 horas