logo
Credivertentes
     

01/11/2019
Credi promove IV Encontro de Delegados

Evento em Tiradentes reuniu mais de 250 delegados em manhã de palestras e novos aprendizados

Foto: Deividson Costa

Representatividade aperfeiçoamento voltaram a ser palavras-chave para o Sicoob Credivertentes na manha de hoje, 1º, em Tiradentes. Isso porque a cidade histórica foi sede do IV Encontro de Delegados da cooperativa, reunindo mais de 150 pessoas. Todas eleitas democraticamente por associados de suas comunidades. O objetivo foi abordar pautas essenciais às atividades do grupo, que segue em exercício até 2021. Nesse período, cada delegado será porta-voz das demandas em seu município ou distrito, atuando como ponte entre populações e instituição. Além disso, cabe aos eleitos votarem as questões mais importantes da Credi durante as Assembleias Gerais realizadas anualmente. 

 

Palestras

O educador e consultor-sênior no Sicoob Central Crediminas, Univaldo Cardoso, foi o primeiro palestrante do dia. Em pauta, a filosofia cooperativista, o dever inerente a cada participante e o impacto da democracia e da cidadania nos rumos de cada agência. Durante sua fala, Cardoso lembrou que só o cooperativismo coloca homens e mulheres no centro de seus objetivos, buscando desenvolvimento igualitário e coletivo com soluções sustentáveis. 

Logo depois, foi a vez do gestor, professor e mestre em Tecnologia da Informação Hugo Ferreira levar conhecimentos à plateia. Representando o Sicoob Confederação, Ferreira falou sobre os planos do sistema para os próximos anos, refletindo seu crescimento absoluto na última década e o objetivo de expandir ainda mais seu alcance e mapa de abrangência. Além disso, citou os desafios do mercado e o poder da união para superá-los. "Quando um filho nosso sai de casa, não podemos prever o que acontecerá com ele. É angustiante. Por outro lado, conseguimos nos acalmar pensando que os princípios ensinados a eles podem guiá-los e até protegê-los. O mesmo acontece com nossas cooperativas no cenário econômico ainda delicado no país. Não sabemos o que virá pela frente. Mas nossos valores nos mantêm fortes e nos diferem de todas as outras instituições financeiras", destacou. 

Motivação

Todas as ações do cronograma foram ao encontro do discurso de abertura do evento. Nele, o presidente do Conselo de Administração da Credi, João Pinto de Oliveira, lembrou que a renovação constante é a chave para a evolução de pessoas, instituições e até sociedades inteiras.

O aprendizado foi tão intenso e motivador que o delegado José Edvar, de Coronel Xavier Chaves, já quer compartilhar o conteúdo com os associados de sua cidade. E deixou uma sugestão para que o Sicoob Credivertentes amplifique o alcance dessas informações.

Representatividade

O Sistema de Governança do Sicoob Credivertentes foi implantado em 2013 com base em um Sistema de Delegados. Nele, cada grupo de 100 associados passou a ser representado por um delegado escolhido via eleições em nossas agências. A última maratona democrática aconteceu em 2017. 

WhatsApp Email LinkedIn Google+