logo
Cultura & Variedades
     

13/09/2019
Festa do Café com Biscoito atrai 60 mil pessoas até o domingo

Maior evento da região foi idealizado e apoiado pelo Sicoob Credivertentes nos anos 1990. Duas décadas depois, a cooperativa segue como uma das realizadoras e patrocinadoras da iniciativa

Foto: Mariane Fonseca

Começou na noite desta quinta-feira, 12, a XXI Festa do Café Com Biscoito (CCB), em São Tiago. O evento deve reunir nada menos que 60 mil pessoas até o último dia de programação, no domingo, 15, aumentando em seis vezes a população total da cidade. Até lá, 6 toneladas de biscoitos serão oferecidas para degustação em 16 estandes especiais - que se somam a outros 14 voltados ao agronegócio local. Além disso, 2,5 mil litros de café também poderão ser provados pelos visitantes.

Tamanha fartura, que começou a movimentar o Turismo em 1999, chama a atenção de todo o Brasil. Só ontem a iniciativa, que celebra as maiores tradições e os sabores do município ganhou pautas ao vivo no Mais Você da Globo, comandado por Ana Maria Braga; e no EPTV. Mas se engana quem pensa que as lives e os flashes se restringem às grandes redes televisivas. Com cenário remontando aos fornos de barro e aos séculos de tradição no bem-servir, a CCB está cheia de locais perfeitos para fotos e vídeos de sucesso nas redes sociais. Algo que a vendedora Marcela Chaves, de Belo Horizonte, fez questão de experimentar também. 

"Já enchi a memória do celular com tantas selfies minhas, com o marido e os filhos. Estamos encantados com tudo aqui. E além das imagens vamos levar muitos pacotes de biscoitos", disse com referência aos produtos colocados à venda pelas empresas locais com pelo menos cem variedades ao todo. 

 

Programação 

Já está de malas prontas para São Tiago? Confira abaixo a agenda cultural que ainda te espera na cidade-sede do Sicoob Credivertentes. 

A cooperativa – idealizadora e uma das realizadoras da festa – tem papel importante nessa história que ultrapassa duas décadas. Na realidade, a produção de biscoitos remonta a pelo menos 1750. Mas foi só a partir de 1993 que as receitas familiares passaram a ser vistas como relíquias econômicas.

Naquele ano, um consultor foi contratado pela cooperativa para estudar, em campo, a viabilidade socioeconômica de empreendimentos em São Tiago. O diagnóstico de José Francisco Lobato, de Barbacena, não poderia ser outro: estava ali, na tradição e no sabor passados de pais para filhos, ao longo de séculos, um grande potencial. Em outras palavras, o investimento na fabricação de quitandas em maior escala, saltando da hospitalidade costumeira para produções comerciais, poderia transformar o município.

Com quase 40 fábricas em operação e mais de 1,5 milhão de biscoitos produzidos anualmente, São Tiago se tornou polo produtor – além de referência turística no mês de setembro graças à festa. Algo que, para o presidente do Conselho de Administração da Credi, João Pinto de Oliveira, deve motivar o Campo das Vertentes como um todo.

“A região é riquíssima em cultura, tradição e talentos. Se bem cuidados, enaltecidos e trabalhados de forma estratégica, podem mudar vidas, incentivar empreendedores, transformar economias inteiras”, diz.

Conheça toda a história da Festa do Café com Biscoito clicando aqui.

WhatsApp Email LinkedIn Google+