logo
Cultura & Variedades
     

22/08/2019
Festa do Café com Biscoito já tem programação definida

Evento acontece a partir do dia 12 de setembro em São Tiago

Cheirinho de quitutes, cultura e muuuuuito Turismo no ar!

A programação da XXI Festa do Café com Biscoito, em São Tiago, já foi divulgada. E com isso começa a contagem regressiva para um dos eventos mais esperados no Campo das Vertentes. Realizado pela primeira vez em 1999, o festival celebra a tradição cheia de sabor do município com cerca de 10 mil habitantes ao mesmo tempo em que aquece a economia local e atrai cerca de 60 mil visitantes à comunidade todos os anos.

Em 2019, como de costume, a festa terá degustação gratuita de delícias são-tiaguenses (são mais de cem tipos!) regadas a programação artística de quinta-feira, 12, a domingo, 15 de setembro.

Confira agenda completa:


 

Cooperativismo

O Sicoob Credivertentes – idealizador e um dos realizadores da festa – tem papel importante nessa história que ultrapassa duas décadas. Na realidade, a produção de biscoitos remonta a pelo menos 1750. Mas foi só a partir de 1993 que as receitas familiares passaram a ser vistas como relíquias econômicas.

Naquele ano, um consultor foi contratado pela cooperativa para estudar, em campo, a viabilidade socioeconômica de empreendimentos em São Tiago. O diagnóstico de José Francisco Lobato, de Barbacena, não poderia ser outro: estava ali, na tradição e no sabor passados de pais para filhos, ao longo de séculos, um grande potencial. Em outras palavras, o investimento na fabricação de quitandas em maior escala, saltando da hospitalidade costumeira para produções comerciais, poderia transformar o município.

Com quase 40 fábricas em operação e mais de 1,5 milhão de biscoitos produzidos anualmente, São Tiago se tornou polo produtor – além de referência turística no mês de setembro graças à festa. Algo que, para o presidente do Conselho de Administração da Credi, João Pinto de Oliveira, deve motivar o Campo das Vertentes como um todo.

“A região é riquíssima em cultura, tradição e talentos. Se bem cuidados, enaltecidos e trabalhados de forma estratégica, podem mudar vidas, incentivar empreendedores, transformar economias inteiras”, diz.

Conheça toda a história da Festa do Café com Biscoito clicando aqui.

WhatsApp Email LinkedIn Google+