logo
Credivertentes
     

06/07/2019
Credi lança projeto de Responsabilidade Ambiental

Marco histórico da cooperativa ocorreu neste sábado, Dia de Cooperar em todo o país. Para comemorar, promoveu caminhada com mais de 250 pessoas unidas em prol das nascentes regionais

“Eu coopero”.

A expressão, que virou hashtag em redes sociais neste sábado, 6, também foi mote no lançamento do projeto Minas + Vertentes. A iniciativa de Responsabilidade Ambiental visa a proteção de minas d’água em propriedades rurais, tem a assinatura do Sicoob Credivertentes e integra o Dia de Cooperar (Dia C), do Sistema Ocemg.

Mais de 250 pessoas participaram do evento, celebrado com a 1ª Caminhada da Cooperação.

 

A caminhada

O público se concentrou no Largo do Forno às 8h, onde recebeu um kit especial. Ao mesmo tempo, o presidente do Conselho de Administração e membro-fundador da Credi, João Pinto de Oliveira, discursou aos presentes.

A minutos da largada, a educadora física Iara Oliveira protagonizou uma sessão de alongamento junto aos participantes. E foi assim que, com todo mundo aquecido, teve início uma jornada de 3,5km em direção à Fazenda Santo Antônio.

Todas as inscrições na atividade foram feitas em troca de 1kg de alimento não-perecível. Os mantimentos serão doados à APAE são-tiaguense.

 

A propriedade

Há 30 anos, a Fazenda Santo Antônio é belo cenário para muitas histórias na família de Marcelo Coelho, que é administrador de empresas, técnico em Controle Ambiental e especialista em Gestão e Desenvolvimento Sustentável.

Foi com essa bagagem e experiências de sucesso na propriedade que ele ministrou uma rápida palestra ao público. Tudo para deixar uma mensagem clara: pequenas ações podem agigantar a proteção ao Meio Ambiente.

O projeto

A proposta do Minas + Vertentes é cercar nascentes em propriedades rurais da região. O Sicoob Credivertentes, que idealizou todo o projeto ao lado do IEF, o colocará em prática com duas frentes: conscientização pública e investimento de recursos tanto para a compra dos materiais necessários quanto no emprego de mão-de-obra especializada. Ao mesmo tempo, contará com consultoria técnica e legal do instituto.

Para participar, os interessados deverão se cadastrar junto à cooperativa. O período e a documentação básica solicitada serão divulgados em breve. Ao fim do processo, serão selecionadas 30 nascentes distribuídas nos municípios de São Tiago, Resende Costa e Ritápolis. Terminado o primeiro ano, o projeto abrangerá outra microrregião.

 

Dia C

Em 2010, o Sicoob Credivertentes aderiu ao Dia de Cooperar (Dia C), uma proposta do Sistema Ocemg voltada a ações de cidadania e integração em comunidades de todo o país. Até 2015, a cooperativa adotava um projeto itinerante com ruas de lazer, exames rápidos, emissão de documentos, oficinas, salões de beleza, oficinas e mostras culturais, beneficiando cerca de 10 mil pessoas.

No ano seguinte, na primeira reformulação do Dia C na região, um mutirão solidário terminou com um carro 0km e mais de 3,5 mil litros de leite doados à Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac). Mais de 300 pacientes foram beneficiados. As maratonas de suporte a entidades filantrópicas seguiram em 2017 e 2018.

WhatsApp Email LinkedIn Google+