logo
Cooperativismo
     

05/04/2019
Papa Francisco volta a elogiar o cooperativismo

Para o líder religioso, instituições do setor são protagonistas em transformações sociais

Divulgação

Quem é que não gosta de receber um elogio? Mais ainda quando ele se repete? Imagine, então, se o comentário vier de ninguém menos que o Papa Francisco. Pois foi exatamente isso o que aconteceu quando o cooperativismo se tornou pauta em um discurso do pontífice.

Em celebração ao centenário da Confederação Cooperativa Italiana, o religioso voltou a frisar que o sistema diferenciado e humanista será capaz de superar desigualdades no campo econômico, além de frear os malefícios do consumismo.

Para ele, aliás, “a felicidade de um país passa pelos relacionamentos entre as pessoas e pela capacidade de cuidar uns dos outros”.

Além disso, frisou que “a empresa cooperativa tem como objetivo primordial a satisfação equilibrada e proporcional das necessidades sociais. Certamente, deve também ter como objetivo produzir lucros, ser eficaz e eficiente em sua atividade econômica, mas tudo isso sem perder de vista a solidariedade mútua”, disse.
 

Reconhecimento

Em 2015 o Papa Francisco já havia defendido o cooperativismo. Na época, o líder da Igreja Católica pediu mais instituições do setor, visando “construir uma economia de honestidade”.

No mesmo ano, encorajou as organizações desse modelo “a serem o motor do desenvolvimento das comunidades mais carentes”, destacando que “cooperativas são inovadoras e criativas e promovem uma matemática em que 1+1 é igual a 3”.

em 2016, o sumo sacerdote mencionou a “globalização da solidariedade” e afirmou que “ainda hoje, em diversas dioceses italianas, se recorre à cooperação como remédio eficaz para o problema do desemprego e das diversas formas de dificuldade social”.

Meses mais tarde, em 2017, uma surpresa bem perto de nós: Francisco remeteu uma carta à Arquidiocese de Belo Horizonte elogiando o Dia de Cooperar (Dia C). O Sicoob Credivertentes participa do movimento anualmente.

WhatsApp Email LinkedIn Google+