A Coleção Vertentes Cultural ganha sua obra número 2 em agosto. Iniciada com o lançamento do livro Sicoob Credivertentes: 30 anos – de portas sempre abertas, a série de publicações contará a partir de agora com mais um título, desta vez focado na trajetória e nas estórias ao redor de um “homem de Deus” peculiar.
Característica garantida, aliás, pelas dezenas de são-tiaguenses que mantêm viva, através da oralidade popular, a memória de um pároco que se dedicou a São Tiago por mais de cinco décadas.
É exatamente nisso que se baseia Padre José Duque: seus causos pitorescos, trabalho realizado por João Pinto de Oliveira, Carlita Coelho e Marcus Santiago. A obra traz cerca de 90 narrativas ouvidas e recontadas por Oliveira e Carlita em diferentes periódicos há pelo menos 50 anos.
Todos resgatados por Santiago em pesquisas bibliográficas que envolveram, no “garimpo cultural”, o boletim Sabores & Saberes.
Famoso pregador; bondoso sacerdote; rígido líder comunitário; surpreendente exorcista; ferino piadista; inveterado protetor das crianças. O perfil de Padre José Duque, que atuou em paróquias do Campo das Vertentes a partir de 1892, envolve nuances que beiram o incontável. Parte delas é apresentada no vídeo abaixo. As demais podem ser conferidas nas crônicas que publicaremos no site ao longo desta semana ou na obra completa, com download gratuito aqui.
Quer mais? Contamos em detalhes sobre todo o processo de pesquisa e organização do material na edição mais recente de nossa revista, já disponível em nossas 19 agências ou neste link.