logo
Economia e Negócios
     

17/08/2018
Credi e Senar formam 12ª turma do GQC

Programa Gestão com Qualidade no Campo foi sediado em Barbacena neste ano

O Campo das Vertentes acaba de ganhar 21 novos empresários rurais. Ou melhor: a região já reconhecida por sua força no mercado rural comemora a transformação de homens e mulheres no agronegócio. Isso porque na noite de sexta-feira, 17, representantes de dez propriedades em Barbacena e arredores se formaram no Gestão com Qualidade no Campo (GQC).

O programa desenvolvido pelo Senar chegou à região numa parceria com o Sicoob Credivertntes e, em 2018, realizou a 12ª edição com foco na produção leiteira. Importante lembrar, também, que o GQC quebrou paradigmas: pela primeira vez, a turma de alunos aprendendo sobre patrimônio, projetos estratégicos e administração sustentável teve formação com 50% de homens e 50% de mulheres. 

Evento

Focado no reconhecimento de atividades fora da Zona Urbana como "Empresas Rurais", o GQC já mudou vidas e negócios de 240 pessoas nas comunidades abrangidas pela Credi. Uma delas a empreendedora Fernanda Fagundes de Paula. Bióloga por formação e ruralista de coração, optou por assumir o segundo papel enquanto auxilia o pai, Antônio Eustáquio de Paula, na Fazenda Tijuco Preto. A propriedade fica em Santa Rita do Ibitipoca.

Desafios

É a segunda vez que o GQC desembarca em Barbacena graças à união entre Sicoob Credivertentes e Senar. Na cooperativa, o gerente de Negócios Rogério Ladeira ajudou a idealizar a parceria ainda em meados dos anos 2000. Ainda hoje, é um dos protagonistas na atividade.

Já o médico-veterinário Bernardo Barros é o instrutor do programa, baseado em oito módulos de ensino em sala de ala e consultorias presenciais. 

WhatsApp Email LinkedIn Google+