logo
Cooperativismo
     

07/02/2018
Voando alto! Sicoob já é a 5a maior rede de atendimento no país

Resultado vem de análise comparando nosso total de PAs ao ranking de agências bancárias divulgado pelo Bacen

Imagem: Freepik

Duas novas agências inauguradas em apenas três meses: uma em Senhora dos Remédios e outra na área central da capital mineira, Belo Horizonte. Além de marcar mais um capítulo na história da Credivertentes, essa conquista ajudou a transformar a trajetória do cooperativismo no Brasil.

Em 2017, uma a uma, cada porta aberta significou, também, o rompimento de fronteiras. Afinal, com 146 novos Pontos de Atendimento (PAs) em funcionamento no Brasil, o Sicoob se tornou a 5ª maior rede de atendimento no sistema financeiro nacional.

O resultado vem da comparação entre os números alcançados pela instituição cooperativista e o quadro de maiores expoentes em números de agências divulgado pelo Banco Central (Bacen).

Com isso, na ponta do lápis, o Sicoob ultrapassa nomes como o Santander e revela outra característica importante na matemática de mercado: entre as cinco maiores redes nacionais, ele foi o único a crescer na contramão do Banco do Brasil, do Bradesco, da Caixa Econômica Federal e do Itaú Unibanco, que fecharam agências.

 

Números

Em 2017, o Sicoob chegou à marca de 2.697 PAs distribuídos pelo país, total quase 6% superior ao somado em 2016, quando o sistema contava com 2.551 agências. E mais: em pelo menos 200 localidades, esses Pontos de Atendimento são os únicos oferecendo produtos e serviços financeiros para a população.

Nesse cenário, enquanto o sistema cooperativista se aproxima do público e avança, o que se percebe é retração na estrutura bancária tradicional. Segundo dados do Bacen, os quatro maior conglomerados do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica e Itaú) fecharam juntos, só no ano passado, 1.257 agências no país.

WhatsApp Email LinkedIn Google+