logo
Credivertentes
     

28/11/2017
Delegados marcam presença em Assembleia Extraordinária

Ao longo do evento, representantes dos associados decidiram sobre questões regimentais, eleitorais e de sucessão na cooperativa

Foto: Deividson Costa

Cerca de 200 pessoas participaram hoje da Assembleia Geral Extraordinária da Credivertentes. O evento aconteceu exatamente 10 dias após 161 delegados serem empossados no Sistema de Governança da cooperativa, superando os 120 da primeira gestão, iniciada em 2013.

E foi em São Tiago que o grupo colocou em prática tudo o que aprendeu no III Encontro de Delegados. Agora, ao invés de palestras sobre tomadas de decisões e posicionamentos administrativos, os representantes dos mais de 16 mil cooperados da Credi foram colocados frente a frente com pautas essenciais ao funcionamento da instituição e disseram ‘sim’ ou ‘não’ às propostas.

Todas elas, incluindo a “Política e Plano de Sucessão do Sicoob Credivertentes”, a “Reforma Geral do Estatuto Social” e a “Reforma Parcial do Estatuto Eleitoral” foram aprovadas.

 

Depoimentos

O diretor executivo-financeiro da Credi, Luiz Henrique Garcia, se pronunciou sobre a importância do encontro e dos tópicos discutidos nele. “O cooperativismo financeiro compõe, hoje, o sexto maior conglomerado financeiro no Brasil. Por isso, é importante pensar tanto no hoje quanto no que o amanhã pode preparar. Algo que inclui a Política de Sucessão, por exemplo”, disse.

Mesmo enfoque deu o membro-fundador e presidente do Conselho de Administração da casa, João Pinto de Oliveira: “Todos aqui estão atendendo a um chamado maior, um compromisso que ultrapassa os negócios pessoais e chega ao bem-estar da comunidade, da coletividade, enquanto discute sobre assuntos de máxima importância. A Politica de Sucessão de Administradores é um deles porque permite às cooperativas contarem com metodologias e processos de renovação estruturados para suas diretorias”.

O  consultor jurídico Davidson Eulino, da Eulino & Figueiredo Advogados Associados, fez postagem em uma rede social resumindo o significado da Assembleia Extraordinária.

 

 

Motivação

A coordenadora de Comunicação e Marketing na Credi, Elisa Coelho, lembrou ainda sobre os sentimentos de motivação e pertencimento proporcionados pelo evento. “Quando dizemos que os associados são os verdadeiros donos da cooperativa, não estamos sendo demagogos ou lançando mão de um clichê. Todos os delegados aqui presentes representam, cada um, cem cooperados. Ao levantar uma placa com ‘sim’ ou ‘não’, provam que têm voz ativa e que os rumos da Credivertentes são definidos de forma democrática, com participação coletiva!”, frisou.

Algo comprovado pelo delegado Mário Lúcio Trindade, de São João del-Rei. “A assembleia  e qualquer outra demanda são chamados de grande importância e responsabilidade. Não estamos aqui cumprindo um compromisso pessoal. É do todo, de 16 mil pessoas que também acreditam no cooperativismo. O que posso dizer é que, hoje, saio daqui com pensamentos promissores e otimistas sobre o futuro de uma cooperativa que só cresce”, elogiou.

Comentários positivos também sobraram na avaliação do gerente da Credi em Madre de Deus de Minas, José Rosário do Nascimento. “As votações foram maciças pra mostrar uma coisa: os associados querem ser bem representados. E conseguiram ao escolherem delegados comunicativos, conscientes, com grande entrosamento. A presença de todos eles aqui hoje só confirma isso e o sucesso desse Sistema de Governança transparente e democrático”, encerrou.

WhatsApp Email LinkedIn Google+