logo
Cooperativismo
     

08/11/2017
Sicoob é recordista em crédito para empreendedores

Consultoria aponta crescimento de quase 26% em financiamentos do sistema para negócios de micro, pequeno e médio porte. Taxa de juros inferior à de bancos tradicionais também foi destacada

Imagem: Flipkey/Divulgação

Enquanto o mercado financeiro tradicional fala em crise e retração no crédito para micro, pequenas e grandes empresas; as cooperativas do setor seguem apostando em investimento.

E nessa contramão o Sicoob se destaca. Segundo levantamento da consultoria Roland Berger, publicado pela Folha de São Paulo, o sistema aumentou em 25.9% os empréstimos para empreendimentos de pequeno a médio porte, um recorde entre cooperativas (chegando a superar em três vezes o segundo melhor desempenho) e um avanço extraordinário na comparação com bancos, que registraram queda de 23% nesse tipo de concessão entre 2014 e 2016.

Ou seja, no período de maior intensidade da crise econômica nacional. E mais: a tendência, também de acordo com análises da consultoria, é de que esse fenômeno continue acontecendo, nas mesmas proporções, em período que pode ultrapassar 2018.

“As cooperativas têm um maior conhecimento dos clientes e seus riscos, por isso foi possível crescer sem aumentar a inadimplência”, comentou o presidente da Roland Berger, Antônio Bernardo, à Folha.

A publicação também lembra que o sistema cooperativo como um todo ocupa, atualmente, o sexto lugar no ranking de maiores instituições financeiras brasileiras, com R$177 bilhões em ativos. E que o Sicoob está no topo entre os grupos do setor, com 3,7 milhões de cooperados.

 

Juros

Outro ponto enfatizado pela Roland Berger e pela Folha foi a diferença nas taxas de juros entre cooperativas e bancos. Nas primeiras, as taxas para Cheque Especial, por exemplo, chegam a ser 400% inferiores; enquanto no Cartão de Crédito a porcentagem mensal implementada pelo cooperativismo é 100% menor no bolso dos associados. Isso porque enquanto para bancos a taxação média é de 15,9%, nas instituições como o Sicoob esse total cai para 8%.

WhatsApp Email LinkedIn Google+